Portal Institucional

Informações Acadêmicas

Acesse os documentos regulatórios e conheça as políticas institucionais do Claretiano – Rede de Educação, incluindo as diretrizes específicas de cada unidade.

Vista Aérea do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro

Iniciação Científica

 ← Voltar para página: Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (NUPIC) de Rio Claro

A pesquisa representa um inestimável instrumento pedagógico, uma vez que possibilita a capacitação para busca do conhecimento científico, formulando e reformulando explicações, respostas e alternativas para solução ou interpretação sobre fenômenos da realidade natural, social e cultural, em que seus objetos de interesse estão inseridos.

 

Partindo desse pressuposto, podemos considerar que o incentivo e a adoção dos Programas de Iniciação Científica apresentam vantagens que certamente se sobrepõem aos riscos de sua implementação e vão muito além, pois representam o exercício da responsabilidade social e o cumprimento da missão educativa e de formação, que prioritariamente devem ser exercidas pelas instituições de Ensino Superior no Brasil.

 

O Claretiano – Centro Universitário, comprometido com a ética e a excelência, em sintonia com seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que preza por “Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo” (PDI, 2022, p. 31), que, por sua vez, vem corroborar com sua Missão e Projeto Educativo (2007, p. 11), que “[...] se caracteriza pela investigação da verdade, pelo ensino e pela difusão da cultura”, a CPIC direciona suas ações para o estímulo ao debate, fomentando a produção e a socialização dos resultados dos trabalhos acadêmicos, que são entendidos como “conhecimento científico”.

 

Desse modo, valorizar o conhecimento transformador da realidade (“aprender a fazer”), que possibilita a integração humana (“aprender a conviver”) e que amplia o entendimento para a busca do novo (“aprender a aprender”), em conformidade com o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (DELORS, 1999, p. 89-102 apud PEC, 2012, p. 32), é a tônica do Projeto Político-Pedagógico Institucional.

 

Voltado para o aluno de Graduação e servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, a Iniciação Científica (I.C.) no Claretiano privilegia a participação ativa de alunos em processos de investigação. Confluindo nessa direção, a Coordenadoria Geral de Pesquisa e Iniciação Científica (CPIC) estrutura suas ações a partir dos canais citados a seguir:

 

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/GRUPOS DE PESQUISA:

A instituição fomenta e apoia diversos projetos de pesquisa, além da formação de grupos de pesquisa que promovem discussões contemporâneas sobre a relação entre educação, gestão, saúde e tecnologia em seus diversos matizes. Atualmente a instituição é reconhecida pelo CNPq como uma instituição de Pesquisa, e seus grupos já são cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP.

 

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS:

As Revistas Científicas da Instituição têm como objetivo estimular a produção discente e docente de trabalhos inéditos que apresentem resultados de investigação bibliográfica e de campo, de temas que gravitam em torno das áreas concernentes aos cursos do Centro Universitário. Além de receber trabalhos de membros da comunidade educativa, as Revistas Científicas do Claretiano estão abertas a profissionais de outras instituições de todo o Brasil, ou estrangeiras, nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa. Cada revista possui um Conselho Editorial específico composto de pareceristas vinculados a universidades públicas e privadas do cenário nacional e internacional.

 

ENCONTRO NACIONAL CLARETIANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (ENCIC):

O evento tem como objetivo a inserção dos educandos em outro aspecto da vida acadêmica, estimulando a formação do sujeito protagonista e criativo, capaz de iniciativas de pesquisa e produção, além de promover debates sobre inovações tecnológicas, temas interdisciplinares, resultados de estudos e do papel da Iniciação Científica na formação do aluno da Graduação. Este evento é aberto à toda Rede Claretiano de Educação, com a participação de alunos de graduação presencial e à distância em seus respectivos polos e unidades. A tônica do evento está voltada ao estímulo do protagonismo do alunado, estimulando a formação do perfil de futuros pesquisadores que possam contribuir com a comunidade científica. Em suma, é oferecida à comunidade educativa do Claretiano, aberta em extensão à comunidade externa, uma programação de palestras, mesas redondas, workshops, oficinas e outras atividades acadêmicas. Dentre elas, a articulação da sistemática de confecção e apresentação de trabalhos de cunho científico, voltada à formação do discente. Os resumos dos melhores trabalhos avaliados pelo Comitê Científico e Comitê Editorial são publicados nos Anais.

 

Arquivo 26 - Políticas de Pesquisa e Iniciação Científica.pdf

Arquivo 25 - Modelo de relatório final do projeto de iniciação científica.docx

Arquivo 24 - Modelo do projeto de pesquisa.docx