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Estrutura
Renovação de Matrícula
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* informação válida para os cursos de graduação presencial.
A matrícula deverá ser renovada semestralmente mediante requerimento pessoal do/a interessado/a, assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais - CPSE - entre as partes, e Termo Aditivo ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.
A renovação de matrícula para os/as alunos/as dos Cursos de Graduação deverá ser realizada no período fixado no Edital de Renovação de Matrícula. Para isso, basta clicar na opção Rematrícula, localizada no Portal Claretiano: https://portal.redeclaretiano.edu.br
É importante que o/a aluno/a tenha conhecimento, com antecedência, de sua situação acadêmica, consultando o seu boletim, na Sala de Aula Virtual, e sua situação financeira, que está disponibilizada no ícone Tesouraria, no Portal Claretiano. Os/as alunos/as que têm débitos em aberto deverão realizar imediatamente a sua regularização por meio dos telefones: 0800-745-6300 ou (31) 3281-0135 – RAYDAN e ASSOCIADOS.
O/A aluno/a deve acessar a opção Rematrícula e realizar a sua assinatura digital no Requerimento de Matrícula e no Termo Aditivo ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, assinalando a seguinte opção: "Realizei a impressão dos documentos e desejo finalizar a matrícula"
Depois de assinalada essa opção, basta clicar em: “Finalizar”
Após realizar a sua assinatura digital, o/a aluno/a receberá sua via, por e-mail ou via Portal Claretiano, depois de ser assinada digitalmente pela Instituição.
ATENÇÃO:
O/A aluno/a que não realizar a assinatura no Termo Aditivo ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e no Requerimento de Matrícula não terá sua renovação de matrícula efetivada.
Obs.: caso o/a aluno/a tenha documentos pendentes, os mesmos deverão ser entregues na Central de Atendimento ou enviadas pelo Correio, no seguinte endereço:
A/C: Central de Atendimento
Claretiano – Centro Universitário
Avenida Santo Antonio Maria Claret, nº 1724 – Bairro Cidade Claret
CEP: 13.503-257 – Rio Claro – SP
Depois de realizar esse processo, o boleto da primeira parcela da semestralidade (MAT), será disponibilizado para impressão ou pagamento por cartão.
Os/as alunos/as que estão nas duas situações indicadas a seguir deverão entrar em contato por e-mail (retornoanalise@claretiano.edu.br) para realizar a sua renovação de matrícula no período estabelecido no Edital de Renovação de Matricula.
•Matrícula Trancada;
•Retido: a situação de retenção segue o que está indicado no item Reprovação, no Anexo I, da Resolução do CONSUP, nº 12/2015, de 19/11/2015: o/a aluno/a que acumular 5 (cinco) ou mais dependências ao longo do curso permanecerá retido no período/semestre em que ocorreu o acúmulo.
A não-renovação da matrícula, independente de justificativa, nos prazos fixados no Edital de Matrícula, implicará, a critério da Direção, em abandono de curso e desvinculação do/a aluno/a do Claretiano – Centro Universitário.
O sistema adotado pela Instituição em todos os seus cursos é o Seriado Semestral. Sendo assim, o/a aluno/a formaliza sua matrícula na série (semestre) e não em disciplinas.