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Vista Aérea do Claretiano - Centro Universitário de Curitiba

O que é a CPA?

A Faculdade Claretiana de Teologia comprometida com a qualidade no processo de aprender e ensinar, entende que sua prática necessita que suas ações sejam constantemente avaliadas, a fim de aprimorar seu trabalho e qualidade, de acordo com as propostas apresentadas em seu Plano de Desenvolvimento Institucional.

 

Com a criação da CPA - Comissão Própria de Avaliação, a partir da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o processo de avaliação se firma como um importante instrumento na concretização das ações de melhoria da Faculdade Claretiana de Teologia e na busca pela realização plena de sua missão. Diante disso, avaliações periódicas são realizadas para atender da melhor forma possível as perspectivas e anseios de todos que, de alguma forma, estão envolvidos na estrutura organizacional da Faculdade.

 

A CPA tem a responsabilidade de organizar e articular todo o processo de autoavaliação da Instituição, além de sistematizar e disponibilizar informações e dados resultantes das diversas modalidades de avaliação. Composta por representantes do corpo discente, do corpo docente, do corpo técnico-administrativo, além de representantes da comunidade civil. A articulação, participação e colaboração desses diversos segmentos são fundamentais para o êxito de todo o processo de autoavaliação da Instituição. Trata-se de um processo contínuo, possibilitando o reajuste de atitudes e facilitando a tomada de decisão para a elevação da qualidade de ensino da Instituição.

 


O QUE É AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

 

A avaliação institucional é um processo de autocrítica e conhecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão da Instituição. Com caráter formativo, ela explicita, por meio de questionários e outros instrumentais, as forças e fraquezas das ações implementadas e em vigor. Sua força está no envolvimento efetivo de toda a comunidade acadêmica e na criação de uma cultura contínua de avaliação com vistas ao reforço dos pontos fortes e melhorias em questões pontuais. A avaliação representa a busca de oportunidades de melhoria para reforçar o compromisso com as responsabilidades assumidas pela instituição desde sua constituição.

 

Assim, quando responde à Avaliação Institucional, o aluno precisa ter consciência de que, ao evidenciar as ações que não estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, da faculdade ou mesmo em dissonância com as expectativas de formação particular, ele contribui com a melhoria dos processos, tendo em vista o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e de toda instituição. Todavia, cumpre dizer que essa avaliação não se destina apenas ao corpo discente da Instituição. Logo, a participação de todos os agentes, alunos, funcionários, professores, direção, ex-alunos e comunidade é necessária para a obtenção de um bom resultado.


Somente com a participação de todos os envolvidos no processo de formação, será possível construir uma cultura de avaliação que possibilite uma permanente atitude de tomada de consciência sobre a Missão e a finalidade acadêmica e social da Instituição.